OLHARES DE UMA NOITE LILÁS
uma exposição fotográfica do POTY Fotoclube
uma exposição fotográfica do POTY Fotoclube
A fotografia noturna é uma arte que transcende o lugar comum. É a capacidade em transformar escuridão em luz, capturando momentos que passam despercebidos sob a cortina da noite. Com a combinação certa de técnicas avançadas, bons equipamentos e muita criatividade, a fotografia noturna revela um mundo mágico, onde luzes urbanas, estrelas e paisagens ganham vida de maneira extraordinária.
Dominar a fotografia com pouca luz, diante de uma noite sem fim, é um desafio que, quando superado, resulta em imagens de tirar o fôlego. A exposição "Olhares de Uma Noite Lilás" é um convite para redescobrir lugares sob uma nova perspectiva, longe das imagens habituais que o sol forte e a luz do dia costumam retratar. A proposta é explorar e ocupar os espaços durante a noite, revelando momentos e detalhes que normalmente passam despercebidos na escuridão. Por meio de uma cuidadosa composição de elementos como a lua, as estrelas, a Via Láctea, as luzes urbanas e a penumbra do campo, a mostra revela as belezas, os contrastes e as sensações que a noite na região pode proporcionar.
Fotografar à noite é uma arte que exige mais do que um bom equipamento; é um exercício de paciência, técnica e criatividade. Enquanto a luz do dia oferece condições favoráveis e cores abundantes, a noite desafia o fotógrafo a capturar a pouca luz disponível.
As fotografias apresentadas transitam entre a imensidão do cosmos e a intimidade dos cenários locais. Em diversos pontos da nossa região, onde a poluição luminosa é baixa, é possível observar a olho nu as constelações e a Via Láctea, e a câmera consegue traduzir o que nossos olhos muitas vezes não percebem. As lentes dos fotógrafos capturam desde a grandiosidade do céu em locais como a Serra da Pindoba e a Pedra da Boca, até o charme de paisagens urbanas iluminadas artificialmente, como a antiga Catedral de Natal.
Fruto do trabalho e da paixão dos membros do Poty Fotoclube, esta exposição é também uma celebração da coletividade. A fotografia, muitas vezes uma atividade solitária , ganha nova força quando compartilhada em grupo, onde a troca de experiências, o aprendizado mútuo e a amizade enriquecem o processo criativo de cada um. Ao celebrar o Dia Mundial da Fotografia, "Olhares de Uma Noite Lilás" não apenas exibe imagens impressionantes, mas convida o público a enxergar a magia, o mistério e a beleza que a noite nordestina guarda.
A EXPOSIÇÃO
"Olhares de uma noite lilás" é uma exposição organizada e promovida pelo POTY Fotoclube e seus associados. Está sendo exibida por tempo indeterminado nesta página, com abertura realizada no dia 19 de agosto de 2025, dia mundial da fotografia.
OS PARTICIPANTES
Participam da exposição os seguintes assoiados ao Poty Fotoclube:
Alberth Klinsmann
Alex Gurgel
Flávio Rezende
José Adail
Jussier Lourenço
Marcelo Melo
Márcio Gomes
Alex Gurgel
Flávio Rezende
José Adail
Jussier Lourenço
Marcelo Melo
Márcio Gomes
Martin Musicante
Máurison Silva
Noélia Alves
Severino Neto
Sônia Regina de Macêdo
Rosa Souza
Verônica Torres
Máurison Silva
Noélia Alves
Severino Neto
Sônia Regina de Macêdo
Rosa Souza
Verônica Torres
AS FOTOGRAFIAS

Na imensidão da noite, a árvore - SEVERINO NETO

Galo lilás - JOSÉ ADAIL

Gotas de uma história motriz - ALBERTH KLINSMANN

Carrossel - ALEX GURGEL

Noite riscada em luz - SÔNIA REGINA DE MACÊDO

Entardecer em São Bento do Norte - MARTIN MUSICANTE

Estrelas e o mandacaru - MÁRCIO GOMES

A lua e a lâmpada - FLÁVIO REZENDE

Sagrado seridoense - VERÔNICA TORRES

Noite da cidade - MARCELO MEDEIROS

O arrebol incidente - ROSA SOUZA

Véu da noiva seridoense - MÁURISON SILVA

Via Láctea no Seridó - ALEX GURGEL

Manto lilás das estrelas - SEVERINO NETO

Cerro estrelado - MÁURISON SILVA

A dança das cores - NOÉLIA ALVES

Igreja iluminante - ROSA SOUZA

Chuva de luz nos Reis Magos - ALEX GURGEL

Natal e o brilho que veste a noite - SEVERINO NETO

Tempestade luminosa - MARCELO MEDEIROS

Anoitecendo no Potengi - SÔNIA REGINA DE MACÊDO

Refúgio na galáxia - JUSSIER LOURENÇO

Auto retrato estrelar - VERÔNICA TORRES

Vulcão de constelação - MÁRCIO GOMES
O QUE OS FOTÓGRAFOS DIZEM